Nome: SIRLENE PONIKERSKI ROCHA
Data de nascimento: 21/11/1966, em São Bento do Sul - SC
Casada a 33 anos, mãe de duas filhas e vó de três netos. Antes da pandemia me dedicava ao taekwondo, ao ciclismo, assim como ensinava Braille, e soroban. Agora estou voltada principalmente ao ensino e ao estudo do xadrez.
Moradora da cidade de São Bento do Sul - SC, fui professora do primeiro e segundo graus, na década de 90, das disciplinas: Geografia, História, Ciências, Matemática, Biologia, Física e Química, em caráter temporário. Estudei e não concluí as graduações de geografia, psicologia, e filosofia. Hoje curso a graduação de educador social. Participo de vários conselhos, estou presidente da Associação de Deficientes Visuais de São Bento do Sul e coordenadora do xadrez pela FECADESC. Sou árbitra de xadrez pela LBX e instrutora de xadrez no Projeto Xeque Mate Para Todos.
Tive diabetes desde a adolescência. As sequelas foram a perda do rim e da visão. Estou transplantada a dez anos do rim e do pâncreas. Venho desenvolvendo habilidades e outra visão de mundo diante dos limites físicos adquiridos durante a doença. Dessas a mais desafiadora é a cegueira. Ao mesmo tempo que me ajudo, colaboro com meus amigos deficientes visuais.
Muitas coisas aprendi e repassei, mas aquela que tenho mais apreço é relativa ao xadrez. Tive contato com o jogo em agosto de 2017, com o objetivo de participar do PARAJASC, já que outros esportes não poderia fazer em ritmo de competição. No entanto, estava muito dedicada aos afazeres da recém fundada associação de São Bento do Sul. Assim fui participando dos torneios estaduais e da Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, SOMENTE com o motivo de mostrar aos associados nossa capacidade de integração na sociedade. Embora não treinasse, veio um terceiro lugar em 2019 pela FBXDV. Logo em seguida assumi a coordenação do xadrez em Santa Catarina pela Liga Sul Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, o que coincidiu com o início da pandemia. Foi então, que um grupo de enxadristas se reuniu com intuito de melhorar e propagar o xadrez no estado. Grupo este cheio de esperança, criatividade e muito labor. O trabalho fluiu, expandiu, e depois de um ano e quatro meses passamos a coordenação adiante, pois surgiram novos talentos em diversas áreas necessárias ao desenvolvimento deste esporte. Como essa história não termina aqui continuarei escrevendo, se assim me for permitido.
Tenho imensa gratidão a todas as pessoas que estiveram, e permanecem ao meu lado construindo o meu ser
São Bento do Sul, 28 de julho de 2021.
Sirlene Ponikerski Rocha